O nosso compromisso com a sustentabilidade é extenso. Usar uma matéria-prima natural e renovável é só o início. A sustentabilidade da Amorim foca-se também no processo de produção, tornando-o verde e sustentável.
Reincorporação de desperdícios
A Amorim Cork Flooring implementou um processo de produção integrado através do qual assegura a reutilização de todo o desperdício da cortiça e excedentes, ao recolher, granular e reincorporá-la no processo produtivo levando a uma pegada de carbono baixa.
Assim, não existem desperdícios ou resíduos, dando uma nova dimensão à velha máxima de "nada se perde, tudo se transforma."
Biomassa
Nada se perde na Amorim, e até o pó de cortiça resultante do processo de produção é aspirado e conduzido para silos onde é queimado para gerar energia através da biomassa. Mais de 60% da energia consumida nas fábricas da Amorim é conseguida através da queima de pó de cortiça, num processo que é neutro em termos de carbono.
Distâncias mais próximas e descortiçamento limpo
A extração da cortiça é um processo manual, que não exige a utilização de maquinaria poluente. Por outro lado, as nossas unidades de armazenamento e tratamento estão perto das florestas, o que nos permite minimizar a pegada de carbono nesta fase inicial do processo de produção.